Como fazer a recuperação de piso industrial? Explicamos aqui!

Tipos de piso industrial

O piso industrial está mais sujeito a agressões em comparação ao piso residencial, já que seu uso é maior e mais intenso. Além disso, indústrias como a farmacêutica, a alimentícia e a de bebidas, por exemplo, exigem higienização constante do piso para operarem com segurança.

Por isso, é comum que ocorram desgastes no piso. No entanto, há situações em que a deterioração é maior do que a esperada, sendo necessário realizar um processo de recuperação de piso industrial.

Neste artigo, explicamos porque é mais vantajoso recuperar o piso industrial do que refazê-lo, falamos das principais causas de problemas nessa estrutura e, também, como é o seu processo de restauração. Acompanhe!

Entenda porque é mais vantajoso recuperar o piso industrial

Com o desgaste dos pisos, é comum que se considere a possibilidade de refazer o piso industrial, mas a recuperação pode ser uma alternativa muito mais vantajosa para as empresas. Isso se deve a diversos fatores — como o custo —, que deve ser considerado para a tomada de decisão.

Listamos alguns dos motivos pelos quais é mais vantajoso recuperar o piso industrial. Confira:

  • maior agilidade: o processo de recuperação de piso industrial é mais ágil e eficiente do que o de instalação. Isso significa que as indústrias não precisam paralisar toda a operação;
  • menor custo: recuperar o piso industrial é menos custoso do que refazê-lo.

Saiba quais são as principais causas de problema em pisos industriais

Confira, agora, quais são as principais e mais comuns causas de problemas em pisos industriais:

  • uso indevido: peso excessivo, movimentação maior do que a projetada, tráfego além do permitido são alguns dos exemplos de uso indevido e que causam problemas nos pisos industriais;
  • falha na execução: caso a execução do piso industrial não seja feita de forma correta, podem surgir bolhas de ar, fissuras e rachaduras, comprometendo o uso e a segurança do piso industrial;
  • uso de produtos químicos fortes para limpeza: também é importante destacar que o uso de produtos químicos fortes podem causar desgaste e danos ao piso industrial, sendo importante usar os químicos corretos para a manutenção do piso.

Conheça o processo de recuperação de piso industrial

Por último, é interessante conhecer o processo de recuperação de pisos industriais. Ele varia de acordo com o tipo de material utilizado. Veja a seguir.

Pisos de concreto

A recuperação do piso de concreto é feita por meio da aplicação de endurecedores (argamassa de alta resistência, poliuretano, Epóxi), preenchendo fissuras e poros do piso.

Pisos com revestimento

Esse tipo de piso exige um processo de recuperação especializado, devido às características do material utilizado, mas ele também pode passar pelo processo de recuperação sem maiores dificuldades.

Como você pôde notar, os pisos industriais exigem cuidados específicos para serem conservados de maneira correta. Além disso, é importante saber lidar com cada um dos problemas nos pisos para escolher a melhor forma de realizar a recuperação.

Também é fundamental saber quais os processos de recuperação de piso industrial, para entender como deve ser feito esse processo e quais cuidados tomar. Vale dizer, também, que cada tipo de piso exige cuidados diferentes, portanto, é interessante contar com um profissional especializado.

Gostou das nossas dicas? Deseja se manter informado sobre todos os assuntos que envolvem a construção e a manutenção de pisos industriais? Assine nossa newsletter e tenha acesso a nossos conteúdos exclusivos!

Saiba mais sobre piso industrial

Veja esses 4 erros no caimento do piso e como evitá-los

Veja esses 4 erros no caimento do piso e como evitá-los! O acabamento de uma obra é um dos momentos mais importantes, já que ele determina o resultado estético e funcional do projeto. Por isso, erros na execução de seus elementos, como o caimento do piso, podem prejudicar tanto a estética quanto a usabilidade do [...]

Pisos Rachaduras no piso? Saiba por que isso acontece e como evitar!

Pisos Rachaduras no piso? Saiba por que isso acontece e como evitar! Rachaduras no piso são muito comuns e costumam acontecer na maioria das obras. No entanto, as causas podem variar, sendo fundamental conhecer quais são as principais para que seja possível prevenir seu surgimento ou mesmo lidar com elas posteriormente. Situações como infiltrações, excesso [...]

Conheça os tipos de piso industrial e veja se ele é indicado para sua obra

This is custom heading element Muitos gestores não se dão conta, mas é necessário fazer a escolha certa dos tipos de piso industrial utilizado, já que isso melhora o fluxo de trabalho e pode, até mesmo, reduzir custos com manutenção de problemas derivados do uso excessivo da estrutura. Neste texto, você entenderá o que é [...]

Para dúvidas, escreva para a FINITI.

Related Posts